Método de Consulta


O trabalho no consultório abrange o acompanhamento nutricional personalizado durante toda a gestação, aleitamento materno, alimentação da nutriz, introdução dos alimentos, primeira infância, alimentação do escolar e adolescente.


Acompanhamento Gestacional Detalhado:
- Anamnese abordando hábitos alimentares, estilo de vida, profissão, horários dedicados a alimentação, histórico de patologias relacionadas à alimentação na paciente e familiares. Histórico de gestações anteriores.
- Diagnóstico do estado nutricional pré-gestacional.
- Definição do objetivo de ganho de peso gestacional.
- Orientações nutricionais para controle de desconfortos da gestação, como: náuseas, vômitos, constipação, refluxo, ansiedade, entre outros.
 - Modificações de hábitos alimentares não saudáveis, definição de horários para alimentação, esclarecimento de dúvidas da paciente sobre alimentação.
- Necessidades nutricionais são baseadas nas Dietary Reference Intakes (DRI)
- O objetivo de ganho de peso segue recomendações do Institute of Medicine (IOM, 2009)
- Consultas específicas para falar sobre aleitamento materno, com participação do pai no encontro.  Assuntos abordados:
* Fisiologia da mama
                * Técnica correta
                * Posicionamento do bebê
* Manejo em situações adversas como fissuras, ingurgitamento, entre outros.
                *Manutenção do aleitamento após retorno ao trabalho.

- Orientações sobre alimentação no puerpério.

Acompanhamento Pediátrico Detalhado:
- Anamnese detalhada sobre gestação, parto, aleitamento (materno ou artificial), introdução dos alimentos. Avaliação da carteirinha da criança com registros de peso e estatura.
- Histórico de patologias relacionadas a alimentação na criança e familiares. Anamnese de hábitos alimentares e estilo de vida.
- Definição do objetivo nutricional: ganho ou redução de peso, controle de micronutrientes, controle de lipídeos ou glicose, melhores escolhas alimentares, entre outros.
- Educação nutricional realizada com a criança através de atividades lúdicas.
- O objetivo nutricional é alcançado através de tarefas a ser realizadas pelas crianças e outras pelos pais ou cuidadores. Envolvendo assim toda a família nas modificações de hábitos alimentares.
- A avaliação de peso e estatura é realizada de acordo com as curvas de crescimento OMS 2006 e OMS 2007.

Importância do atendimento nutricional:

Gestantes
A gestação é um momento ímpar na vida de uma mulher, mas com ela vem a preocupação em ter uma alimentação saudável para a saúde do bebê e não chegar ao fim das 40 semanas com excesso de peso.
O estado nutricional materno pode interferir no crescimento e desenvolvimento do feto. A adequação de nutrientes e o ganho de peso adequado são fundamentais para uma evolução positiva da gestação
O atendimento nutricional é importante em situações adversas da gestação, como por exemplo: diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, anemias. Bem como para mulheres que são diabéticas, hipertensas e/ou obesas anteriormente à gestação.
É interessante que este acompanhamento seja mensal, para acompanhamento de peso e necessidades diárias de ingestão de micronutrientes como vitaminas e minerais, além do monitoramento de ferro e cálcio para prevenir anemias e futura osteoporose.

Crianças:
A alimentação adequada em quantidade e qualidade tem papel fundamental no crescimento e desenvolvimento das crianças. Essa fase tem suas particularidades e está ligada diretamente na formação de hábitos alimentares. É comum escutarmos “meu filho não come nada” ou “meu filho está acima do peso” e é cada dia mais frequente as alterações de exames como glicose, colesterol e triglicerídeos em crianças. Além da obesidade que vem crescendo em ritmo acelerado nessa população.
Um bom cardápio, recheado de muitos nutrientes e minerais e sem excessos de gordura e açúcar, pode fazer toda a diferença quando o assunto é crescimento saudável.

A educação nutricional ensina as crianças, de maneira lúdica, a optarem por uma alimentação saudável, a mastigar melhor os alimentos, a adequar a quantidade consumida. Contribuindo assim para formação de adultos com melhor qualidade de vida.