Como evitar a prisão de ventre durante a gestação?



A constipação na gravidez, também conhecida por prisão de ventre, é muito comum e pode causar dor abdominal, inchaço, hemorroidas e pode até mesmo interferir no trabalho de parto, dificultando a passagem do bebê.


Mulheres que já sofriam de prisão de ventre antes de engravidar podem ter o quadro agravado durante a gravidez por que a progesterona, hormônio abundante na gravidez, causa uma lentidão no sistema digestivo e por isso os alimentos permanecem mais tempo no intestino, piorando esta condição.

A boa alimentação é fundamental para regular o intestino. Os alimentos ricos em fibras, como cereais, aveia, pães integrais, frutas, verduras e legumes estimulam o trânsito intestinal. As frutas mais indicadas são mamão, ameixa, melão, laranja, damasco, manga e morango. Comer em horários regulares também ajuda.

A ingestão de líquido é muito importante para evitar que as fezes endureçam e para facilitar sua passagem pelo intestino. É indicado beber cerca de oito copos de água por dia.

Para dar mais um empurrãozinho no intestino é recomendada a prática de atividade física moderada e constante, como hidroginástica, yoga e caminhada, se o médico liberar. Isso porque o exercício estimula o peristaltismo, ou seja, o movimento intestinal, favorecendo a eliminação.

Se esses cuidados não forem suficientes, o médico poderá avaliar seu estado e recomendar o uso de algum medicamento. Nunca tome laxante ou chás naturais sem consultar o seu médico, pois eles podem causar problemas para a gestante e para o bebê.