Desabafo sobre Obesidade Infantil



Essa semana estava estudando e me chamou atenção um trecho do livro Obesidade Infantil - Guia Prático. Segue abaixo um relato de uma adolescente de 12 anos lutando contra a obesidade.

".... Na hora do famoso "Parabéns", o bolo, os docinhos, o guaraná, nada disso poderia ser recusado pois seria um verdadeiro pecado. Depois vinha a "tia" ver se eu não queria mais um pedacinho de torta ou alguns docinhos se não "iria fora ou iria sobrar". Às vezes por educação era bom aceitar..."

Essa fala nos mostra a visão errônea que a maioria das pessoas tem em relação as crianças obesas. Pois, ainda são vistas como desleixadas ou com má vontade de emagrecer, quando os pais não levam a culpa ainda por cima.

Hoje se sabe que a Obesidade é uma DOENÇA e é de difícil tratamento, ainda mais quando as crianças se deparam com essas situações onde é imposto que "imagina se o gordinho não vai comer mais um pedaço de bolo". Os relatos que eu vejo no consultório é disso mesmo, as pessoas se ofendem quando a criança obesa recusa uma guloseima!!!

É necessária uma mudança de mentalidade para entender que obesidade infantil, na maioria das vezes, não é uma escolha e entender que uma criança tem que mover uma força enorme para cumprir o tratamento, esse tipo de atitude citada acima só desestimula os pequenos....


Juliana Zortéa
Especialista em Nutrição Materno Infantil.