Como cuidar da alimentação das crianças durante as férias?


Apesar do final de ano ter passado, as crianças ainda tem um período de férias pela frente. Saiba como aproveitar melhor esses momentos e manter uma alimentação saudável.



Acordar mais tarde, refeições sem horário certo, comer em lanchonetes fast food, exagerar nas guloseimas. Essas são só algumas das atividades adotadas nas férias que alteram a rotina alimentar das famílias.

Neste período os horários ficam irregulares, mas nem por isso os pais devem descuidar da alimentação. Obesidade, colesterol alto, hipertensão já não são exclusividade de adultos. Drásticas alterações da rotina alimentar durante as férias podem dificultar o retorno a uma alimentação mais regular e saudável no período de aulas.


Apesar de abrir algumas concessões ao que os filhos comem no recesso escolar, é importante fazer um equilíbrio entre as guloseimas e as refeições saudáveis, por exemplo: se hoje foi o dia do fast food, no resto da semana não vai ter mais esse tipo de alimento.

Por outro lado, as férias podem ser uma oportunidade para inserir novos alimentos na dieta. Neste período, muitos pais também têm mais tempo, então é aproveitar para fazer receitas em famílias e aproximá-los do mundo dos alimentos. Se for ao supermercado, leve as crianças e mostre as frutas, verduras. Assim eles começam a aprender a importância de uma dieta equilibrada e a incluir isso na alimentação.

Também é um bom período para fazer atividades ao ar livre, planeje pelo menos uma atividade física com seu filho todos os dias, pode ser pular corda, dar uma caminhada no parque, pega pega, esconde esconde, piscina....



E lembre-se: criança desidrata muito fácil, então sempre tenha uma garrafinha com água por perto!!