Meu filho não quer comer! E agora??


Recebo muitas mães no consultório preocupadas porque seu filho que comia de tudo, de repente, parou de comer as verduras que adorava, os suquinhos naturais e agora quer “escolher” o que vai comer e tem que ser preparado do jeito que ele quer.

E as dúvidas começam a surgir: será que meu filho vai ficar desnutrido? Como vou compensar a falta desses alimentos? O que eu fiz de errado para ele parar de comer?

Calma, nada de culpa!!!

Acontece que até 1 ano de idade a criança passa pelo seu primeiro estirão de crescimento. A criança triplica seu peso ao nascer e ganha em torno de 50% de seu comprimento do nascimento, imagine quanta energia é necessária para isso acontecer!!!! Porém, após o primeiro ano esse crescimento vai desacelerando, a criança continua crescendo porém com uma velocidade menor, consequentemente a necessidade de energia diminui e com isso o apetite também.... Com menos “fome” os pequenos acabam ficando mais seletivos.

Também nessa fase, eles consideram mais importante brincar do que comer, por isso podem começar a recusar alguns alimentos justamente para não parar a brincadeira....

O problema é que nessa fase se iniciam as chantagens e as premiações com alimentos, o que pode trazer consequências desastrosas para a alimentação de seu filho... Abaixo deixo algumas dicas para lidar com esse período da melhor maneira possível e lembre-se: TUDO PASSA!!

- Ignore os acessos de birra;
- Mantenha a rotina de alimentação, se ele não quiser comer, paciência, deixe ele esperar até o próximo horário; (nenhuma criança fica doente por pular uma refeição de vez em quando, fique tranquila, e sim ele vai sentir fome uma hora...)
- Mantenha os alimentos que já oferecia e também varie o cardápio, crie pratos diferentes, peça a ajuda dele no preparo da comida e montagem do prato;
- Retire o que a criança não quiser do prato sem comentários (por mais que você esteja “desesperada” não demonstre);
- Não comente sobre isso na frente dele, não expressões do tipo: - Meu filho parou de comer, não sei mais o que fazer com ele... As crianças estão atentas ao que conversamos mesmo quando parecem brincar distraidamente;
- Nunca force a criança a comer, bata ou dê punições por causa da alimentação;
Não ofereça presentes para que ele volte a comer. Chantagens não levam alugar nenhum;
- Sentem-se todos juntos à mesa e comentem entre vocês sobre como a comida está gostosa e como vocês ficarão fortes e inteligentes porque estão comendo tudo!
- Não compare a quantidade que seu filho come com os filhos de suas amigas, casa criança é uma, tem necessidades diferentes;
- Não se desespere, por favor, e comece a oferecer guloseimas no lugar de comida. Se iniciar com isso será muito difícil reverter no futuro. É melhor que ele coma menos alimentos mas saudáveis do que um “monte” de guloseimas.

Essa fase tende a permanecer até os 3 anos de idade, após eles voltam a aceitar melhor os alimentos. O segredo agora é paciência e calma, confie em você e sempre acompanhe o crescimento do seu filho junto ao pediatra ou nutricionista, se ele está crescendo bem é sinal que está comendo o suficiente.