Mitos e Verdades sobre a Alimentação da Gestante


É engraçado que todo mundo tem uma “receitinha” para cuidar da alimentação da gestante.... Quando a gente engravida começa a escutar que isso pode comer e isso não pode, que tem que comer por dois..... A gestação trás um “boom” hormonal para a mulher e muitas podem ficar inseguras nessa fase e acabar seguindo algumas “orientações” digamos que não muito seguras.

Por isso separei alguns dos principais mitos para tirar suas dúvidas:

Na gestação a mulher tem que comer por dois – Sempre falo para minhas pacientes: Sim comemos por dois, mas um de nós é bem pequenininho!!! Consequentemente o consumo de energia do bebê não é tão alto quanto o nosso. Há sim um aumento no apetite, principalmente no primeiro trimestre, que é causado pelo hormônio progesterona. Porém 300kcal a 500kcal a mais são o suficiente para que o bebê tenha energia suficiente para se desenvolver.

A gestante que aumenta mais o peso terá um bebê maior que a gestante que aumentou menos peso – Como já comentei, o bebê precisa de um consumo de energia regular, com todas vitaminas e minerais. Isso a gente consegue variando ao máximo nossa alimentação, deixando nosso prato muito colorido e contendo todos os grupos alimentares (proteína, leguminosa, carboidrato, verduras e legumes, frutas), porém isso não quer dizer que a gestante tem que comer muitooo e aumentar 20kg para ter um bebê saudável. Uma mulher com peso pré gestacional normal terá um ganho de 12kg a 14kg, nos quais já estão contabilizados um “extra” de reservas para a amamentação, ou seja, quem aumenta mais que esse peso com certeza terá dificuldades para eliminar o peso no pós parto. Cada gestante é única, portanto o planejamento de ganho de peso deve ser discutido com seu médico e nutricionista, não existe receita pronta.

“Desejos” por alimentos podem fazer o bebê nascer com uma marca parecida com o formato do alimento – Os desejos tem origem nas necessidades do organismo, como o déficit de algum nutriente. Portanto não há nada cientificamente comprovado que desejos causem marcas no corpo do bebê.

Gestantes não podem consumir chás – Para não errar: gestante pode tomar chazinho de bebê, ou seja, os chás calmantes como camomila, erva doce, cidreira. Os chás com concentração de cafeína como chá mate, chá verde, chá preto, chá branco não são recomendados.


Gestante não devem consumir adoçantes – Adoçantes como aspartame, frutose, stevia não são contra indicados, mas seu uso deve ser moderado, de preferência para gestantes diabéticas ou com risco de desenvolver diabetes gestacional, sempre com recomendação médica ou nutricional.


Aproveite a gestação para iniciar hábitos alimentares saudáveis, o bebê é uma motivação extra para essas mudanças que talvez você vem querendo realizar a tempos...