Frustrações infantis no tratamento nutricional, onde está o problema?


A maioria das pessoas acredita que desejo de emagrecer facilmente, não ter que fazer sacrifícios, frustrações quando não se atinge a meta almejada são preocupações de adultos.... Pois digo a vocês pela experiência no atendimento de crianças que eles sentem tudo isso também e corta o coração quando vejo a carinha deles de decepção quando não conseguiram cumprir o plano alimentar ou não reduziram o peso.

Se para os adultos emagrecer, se regrar para ter uma alimentação saudável é difícil, imaginem para uma criança fazer isso sozinha!! Não dá!! Criança precisa da ajuda dos pais para educar a alimentação, precisa que a família inteira esteja disposta a ser mais saudável, senão o tratamento fica estagnado e a frustração começa a assombrá-los. Aí começam as culpas, as tristezas....

Trabalho muito com tarefas para as crianças realizarem em casa, mas é intrínseco que os pais as cumpram também. Por exemplo, se peço para uma criança não comer na frente da televisão é importante que os pais sejam os primeiros a cumprir a tarefa e não colocar essa responsabilidade sobre seu filho.... Se peço para  a criança aumentar a atividade física, é importante que os pais a incentive seja colocando em algum esporte ou participando de brincadeiras que necessite de energia. Pense bem, quanto tempo faz que você não joga futebol, vôlei, anda de bicicleta com seu filho? Seu filho sabe pular corda, pular elástico? 

Vocês já viram alguma criança comendo salada se os pais não comem?? E você já tentou descascar uma laranja junto ao seu filho para ver se ele não vai querer um pedaço? 

Ter hábitos saudáveis é simples, mas não é fácil! Incentive seu filho através do exemplo!!


Lembrem-se somos os exemplos de nossos pequenos, as mudanças tem que partir de cima. E o mais importante, os hábitos que eles aprendem na infância serão seguidos para o resto da vida.