Composição das papas infantis

Quando a criança atinge o sexto mês de idade o leite materno sozinho não consegue mais suprir todas as necessidades de nutrientes da criança. Também é a partir dessa idade que a maioria das crianças atinge estágio de desenvolvimento geral e neurológico (mastigação, deglutição, digestão e excreção), que as habilitam a receber outros alimentos além do leite materno.

É importante iniciar a introdução dos alimentos com a chamada “papa doce”  ou “papa de fruta”, que nada mais é que uma adaptação para a criança receber posteriormente a papa salgada também.

A papa de fruta como o próprio nome diz é composta exclusivamente da fruta, o bacana é oferecer uma variedade por vez para o bebê ir se acostumando com os diferentes gostos e ir aprendendo a identifica-los. Se as frutas forem misturadas essa identificação fica prejudicada.

Nenhuma fruta é contra indicada.


Quanto as papas salgadas é importante que contenham os vários grupos de alimentos da pirâmide alimentar. Abaixo está uma tabela com esses grupos...

Cereal ou Tubérculo
Leguminosa
Proteína Animal
Hortaliças
Arroz
Feijão
Carne de Boi
Verduras
Milho
Lentilha
Carne de Frango
Legumes
Massa
Ervilha
Peixe

Batata
Soja
Ovos

Aipim
Grão de Bico
Vísceras


Seguindo a lógica do quadro acima podemos montar algumas composições, por exemplo: papa de arroz, feijão, carne moída e cenoura ou ainda batata, lentilha, fígado e couve folha.

Deve-se evitar alimentos industrializados (refrigerantes, café e chás), biscoitos, salgadinhos, sorvete, entre outros.

O leite de vaca deve ser oferecido somente após 1 ano de idade.

No primeiro ano de vida não usar mel. Nessa faixa etária, os esporos do Clostridium botulinum, capazes de produzir toxinas na luz intestinal, podem causar botulismo.

O ovo não é contra indicado mas é importante oferecer sempre bem cozido (com a gema dura).


Agende uma consulta: Nutricionista Juliana Zortéa. (54) 8133 6692