Introdução dos Alimentos


Até os seis meses de idade é ideal que se ofereça exclusivamente leite materno para o bebê. Desse momento em diante se inicia a INTRODUÇÃO DOS ALIMENTOS, e com isso o surgimento de muitas dúvidas: o que devo oferecer para meu bebê? Posso dar carne? E peixe? Quais frutas são recomendadas? Biscoitos? Mingaus?

Primeiramente devemos saber que:
- A alimentação complementar, como o nome diz, é para complementar o leite materno e não para substituí-lo. Se você oferece fórmula infantil é o momento de substituir a 1 pela 2 que pode ser utilizada até 1 ano de idade. O leite de vaca deve ser introduzido somente depois de 1 ano de idade.

- A introdução dos alimentos complementares deve ser lenta e gradual. O bebê tende a rejeitar as primeiras ofertas do(s) alimento(s), pois tudo é novo: a colher, a consistência e o sabor.

- No início, a quantidade de alimentos que a criança ingere é pequena e a mãe pode oferecer o peito após a refeição com os alimentos complementares. Há crianças que se adaptam facilmente às novas etapas e aceitam muito bem os novos alimentos.
Para as mães que utilizam fórmula cuidado para diminuir a quantidade da mamadeira, pois o pouco que a criança comer nesse momento já possui nutrientes portanto não há necessidade da mesma quantidade de fórmula.

-Quando introduzir a alimentação complementar, é importante que a criança receba água nos intervalos das refeições.

-Mesmo recebendo outros alimentos, a criança deve continuar a mamar no peito até os 2 anos ou mais, pois o leite materno continua alimentando a criança e protegendo-a contra doenças.

Falaremos mais sobre esse assunto, acompanhe...

Agende uma avaliação: Nutricionista Juliana Zortéa (54) 81336692.