Papinhas Industrializadas - Quando utilizar?


De um lado a necessidade de fornecer alimentos saudáveis nas papinhas infantis, de outro a praticidade das papinhas industrializadas. Mas afinal elas podem ser utilizadas na alimentação dos pequenos, em que situações?

As papas industrializadas são boas opções para viagens e saídas mais longas, onde a mãe não tem condições de armazenar adequadamente uma papa feita por ela. Essas opções são feitas para ser mantidas em temperatura ambiente, quando fechadas, ou seja, o risco de contaminação de uma papa feita em casa que será deixada em uma bolsa por horas é muito maior que oferecer uma alimentação não tão "natural" como desejamos.

Além disso as industrias que produzem esse tipo de alimento tem um processo de qualidade muito rígido quanto ao seu preparo, aos ingredientes e a sua origem, além de contar com profissionais especializados no desenvolvimento de uma composição equilibrada.  Sua conservação se deve ao fechamento a vácuo das embalagens, dispensando assim conservantes artificiais.

Porém no dia a dia nada melhor que papinhas feitas na hora, com alimentos frescos. Com certeza o valor nutricional será muito melhor que uma papa industrializada, além do amor e carinho durante o preparo, esses ingredientes são tem como colocar em um vidrinho.... Pense bem, seu filho merece esse cuidado!


Qual a melhor maneira de aquecer essas papinhas? Em banho-maria ou no micro-ondas? Se a criança não comeu tudo, é possível guardar na geladeira para consumo posterior?

A papinha pode ser aquecida no micro-ondas ou em banho-maria, conforme for mais prático. Depois de abrir o potinho e armazenar no refrigerador, o consumo deve ocorrer no prazo de 24 horas.


Existe alguma contraindicação para as frutinhas prontas?

As frutinhas prontas são muito pastosas e não favorecem o desenvolvimento da mastigação. O melhor é dar a fruta fresca mesmo: melancia, laranja, banana... É muito importante deixar a criança se acostumar com diferentes texturas de comida, seja mais consistente ou mais mole. Sempre fique de olho para seu pequeno não engasgar.