Pontos Importantes sobre Fórmulas Infantis


É indiscutível que o leite materno é a melhor opção de alimento para o bebê até o sexto mês de vida. Exclusivamente ele supre todas as necessidades da criança, inclusive de água. 

Porém, muitas vezes a amamentação precisa ser complementada ou é até mesmo interrompida durante esse período. Isso ocorre por inúmeros motivos e é importante lembrar de alguns pontos quanto ao uso de fórmulas infantis.


1 - Fórmula infantil não é leite, portanto não é a mesma coisa que oferecer leite de vaca, seja de saquinho, de caixinha ou em pó. Leite de vaca, de cabra, de ovelha, deve ser oferecido à criança somente após 1 ano de idade.


2 - As fórmulas infantis são separadas por idade da criança. 

  • As chamadas fórmulas de partida ou de 1º semestre ou mesmo as "1", são indicadas para crianças de 0 a 6 meses de idade;
  • As fórmulas de seguimento ou de 2º semestre ou "2", são indicadas para crianças de 6 meses há 1 ano de idade;
  • As fórmulas "3" são indicadas para crianças a partir dos 10 meses até mais ou menos 1 ano e meio;
  • As fórmulas "4" ou chamadas para a infância são indicadas de 1 ano até 3 anos de idade;
3 - E existem as fórmulas para situações especiais como intolerância a lactose, alergias infantis, refluxo, entre outras... 

É importante sempre conversar com o pediatra ou nutricionista para decidir qual a melhor opção de fórmula infantil para seu filho.

A diluição de todas as fórmulas segue a mesma regra: 1 medida da lata para cada 30ml de água. Primeiro coloque o pó, depois acrescente uma parte da água e misture bem e somente depois complete até o volume previsto (30, 60, 90ml...).

Vale lembrar que a criança que faz uso de fórmula infantil com ou sem aleitamento materno deve manter exclusivamente seu uso até o sexto mês de idade. Somente é necessário complementar a alimentação com água em pequenas quantidades durante o dia, porém continua não sendo necessário o uso de chás, sucos, açúcar e outros alimentos antes dos 6 meses de idade.