Dieta para Criança Funciona??



No meu trabalho com crianças raramente entrego uma dieta ou plano alimentar. Isso porque a restrição alimentar nessa faixa etária não é recomendada e pode ser até prejudicial.

Em vez de forçar uma criança a fazer dieta, o tratamento deve envolver a família toda, focando em hábitos saudáveis e não em contagem de calorias. Estamos falando de um ser em desenvolvimento, portanto o foco é a saúde e não o peso. O tratamento deve ser focado em tarefas para a criança e para a família realizarem, conquistando aos poucos mudanças nos hábitos alimentares e estilo de vida.

Conheça alguns riscos de se fazer dieta com crianças:

* A restrição e o controle nas escolhas e nas quantidades dos alimentos podem fazer com que a criança perca qualquer controle quando os pais não estão por perto.
* Dietas podem levar as crianças a comerem escondidas e com culpa, e isso pode ser um problema que persistirá até a idade adulta. 
* Fazer dieta afeta negativamente a autoestima, que pode já ser baixa devido à obesidade e ao preconceito de outras crianças.
* Dietas podem criar uma relação conflituosa entre pais e filhos. 
* Redução de calorias pode impedir que a criança receba os nutrientes adequados para a saúde e um crescimento adequado. 
* Fazer restrição pode acionar um ganho de peso ainda maior do que antes da dieta.


Lembre-se alimentação saudável começa com o exemplo dos pais... É muito sofrido e não gera resultados produtivos quando a criança está sozinha no tratamento, é necessário o esforço de toda a família para mudar os hábitos definitivamente e não temporariamente.

Dieta = prazo determinado
Mudança de Hábitos = toda a vida